quarta-feira, maio 17, 2006

27. — Portugal «Os 23» 2006


Equipa-tipo (4x2x3x1): Ricardo — Miguel, Ricardo Carvalho, F. Meira, e Caneira — Petit, e Costinha — Figo (cap.), Deco, e Cristiano Ronaldo — Pauleta.
.
Para os últimos 25 minutos, para aguentar um resultado vantajoso.
Equipa-tipo (4x2x3x1):
Ricardo — Miguel, Ricardo Carvalho, F. Meira, e Caneira (ou Nuno Valente) — Petit, e Maniche — Cristiano Ronaldo, Deco, e Boa Morte [contra ataque] — Postiga [contra ataque].

Para os últimos 25 minutos, para ir à procura do golo.
Equipa-tipo (4x1x3x2): Ricardo — Miguel, Ricardo Carvalho, F. Meira, e Caneira (ou Nuno Valente) — Maniche — Cristiano Ronaldo, Deco, e Simão (ou Boa Morte) — Nuno Gomes, e Postiga.
.
Seleccionador: Luís Filipe «Filipão» Scolari (brasileiro).
.
.
Estou fazendo uma quarta excepção com este post. A razão é que o Mundial de Futebol, onde vai participar a Nossa Selecção, está aí à porta!
.
.
Portugal, Selecção 2006 «Mundial Alemanha 2006»
«Os 23 do Sr. Scolari»
.
Guarda-redes (3):
Ricardo, GR·1 (Sporting), 30 anos e 47 jogos.
Quim, GR·2 (Benfica), 30 e 24.
Bruno Vale, GR·3 (Estr. Amadora, via F.C. Porto), 23 e 1.
.
Defesas (7):
Miguel, LD (Valência, Esp.), 26 e 26.
Ricardo Carvalho, DC’ (Chelsea, Ing.), 28 e 22.
— Fernando Meira, DC, TC (Estugarda, Ale.), 27 e 28.
— Marco Caneira, DE, DC (Valência, Esp. & Sporting), 27 e 12.
Nuno Valente, LE (F.C. Porto & Everton, Ing.), 31 e 22.
Paulo Ferreira, LD (Chelsea, Ing.), 27 e 29.
Ricardo Costa, DC, DE, TC (F.C. Porto), 24 e 2.
.
Médios (7):
Petit, TC, MC (Benfica), 29 e 34.
Costinha, TC (Dínamo de Moscovo, Rús.), 31 e 42.
— Luís Figo (cap.), AD, AE, MO (Inter de Milão, Itá.), 33 e 118.
Deco, MO, Nº10, (Barcelona, Esp.), 28 e 33.
Tiago, MC, MD (Chelsea, Ing. & Lyon, Fra.), 25 e 20.
Maniche, MC, ME (Dínamo de Moscovo, Rús. & Chelsea, Ing.), 28 e 29.
Hugo Viana, ME, MC (Valência, Esp.), 23 e 19.
.
Avançados (6):
Pauleta, PL-mor, (Paris-SG, Fra.), 33 e 80.
— Cristiano Ronaldo, EE, ED (Manchester United, Ing.), 21 e 30.
Nuno Gomes, PL·2 (Benfica). 29 e 53.
Simão Sabrosa, EE, ED, IE (Benfica), 26 e 41.
— Hélder Postiga, PL·3 (Saint-Etienne, Fra. via F.C. Porto), 23 e 21.
— Luís Boa Morte, AE, EE, IE (Fulham, Ing.), 28 e 24.
.
Seleccionador: Luís Filipe «Filipão» Scolari (brasileiro)
.
.
Como é que eu vejo esta convocatória!?
.
Guarda-Redes:
Dentro do que eu esperava. Pensei que o Paulo Santos do Braga ia bater, mas por escassa margem, o Bruno Vale. Assim não foi. A excelente época do C.D. Estrela da Amadora parece que foi determinante nas contas do Sr. Scolari. Também, ele talvez esteja a ‘lançar’ o novo guardião das balizas lusas! Deve ser isso.
.
Defesas:
Eu esperava que ele convocasse oito defesas e não sete. Pensei que o Tonel, pela regularidade e segurança que mostrou ao serviço do Sporting fosse seleccionado. No caso de um oitavo defesa, eu dava o Beto como o preferido pela sua experiência. É importante ter um defesa central com nove ou dez anos de experiência para ocupar o banco de suplentes porque se acaso os centrais titulares tiverem que cumprir castigo, ou lesionarem-se, um jogador experiente estará disponível. No caso do Ricardo Costa, surpreendeu-me. Eu pensei que o Ricardo Rocha, do Benfica, fosse escolhido antes do Ricardo Costa.
.
Médios:
O Sr. Scolari deve ter aumentado para sete o grupo de médios principalmente por levar dois, Costinha e Maniche, que que têm andado pelo banco, e até pela bancada, nos útimos nove ou dez meses. Deve ser isso. A escolha do Hugo Viana surpreende-me um pouco. Até devo dizer que o João Moutinho, nas duas últimas épocas, deu nas vistas muito mais que o Hugo Viana. Ele, o Hugo Viana, também é um dos que têm passado muito tempo no banco de suplentes durante a época que está terminando.
.
Avançados:
Entre avançados de grande área e avançados recuados, o Sr. Scolari escolheu seis. O nosso seleccionador vai para a Alemanha destemido. Aliás, eu esperava que ele levasse pelo menos cinco. Não me surpreende. A exclusão do Quaresma surpreende-me bastante. Ele foi fundamental nas conquistas do F.C. Porto de 2005-06. A inclusão do Luís Boa Morte não me surpreende. Eu tenho visto pela TV vários jogos do Fulham, e ele tem marcado alguns golos, vários deles decisivos, e tem sido tremendo tanto na ala esquerda, como na zona interior esquerda; ele também tem estado soberbo como segundo avançado ou no apoio ao avançado-mor. Boa escolha. O outro que me surpreende um pouco é o Hélder Postiga. Eu sei que o Scolari gosta dele, e não se deve ter esquecido do golo que ele marcou à Inglaterra no Euro 2004. O Postiga é um excelente avançado, mas parece-me que ele foi quem tomou o lugar que parecia ser do Quaresma. Sabemos que as posições de campo são diferentes, mas o Quaresma em dia-sim pode destroçar os defesas laterais de qualquer equipa do mundo com a sua rapidez, técnica apurada, e fulgor no arranque após a finta ou a simulação de finta.
.
Em Resumo:
Trata-se de um excelente grupo de 23 jogadores. Devemos ir longe. Deus queira que vamos longíssimo! E isso o meu desejo.

Força Portugal,
Quinas
.
.
Para ler comentários de outrem ou enviar os seus comentários, clique em "comments" aqui abaixo ().

Sem comentários: